David Alan Harvey lança livro sobre o RJ

O fotógrafo norte-americano David Alan Harvey, da famosa agência Magnum, lança nesta sexta-feira (26), às 19 horas, no Ateliê da Imagem Espaço Cultural do Rio de Janeiro, o livro Based on a true story, que ele fez sobre a capital fluminense. O fotojornalista também fará uma palestra no espaço cultural da Urca (Av. Pasteur, 453), com entrada gratuita (mas sujeita à lotação do local).

David, que tem 69 anos, visita o Rio desde a década de 1980, mas resolveu documentar a cidade a partir 2010, quando veio como correspondente da National Geographic. Ele ficou dois anos trabalhando para uma edição especial da revista, que circulou em outubro de 2012. Ao mesmo tempo, fotografou para o livro, que foi impresso em edição de luxo na Itália no ano passado e com tiragem de 600 exemplares. Todas as cópias foram vendidas (a 200 dólares cada), então o autor resolveu imprimir outros 2.100 exemplares, em formato de tabloide, para distribuir gratuitamente nas comunidades cariocas, as quais foram retratadas no livro.

David tanto subiu os morros quanto frequentou as altas-rodas para traçar seu retrato da realidade carioca. Segundo o Ateliê da Imagem, o livro é “uma fotonovela com design criativo e interativo, que reúne ficção e realidade, com o Rio de Janeiro como cenário de um capitulo autobiográfico do fotógrafo face ao temperamento do carioca, as peculiaridades, contrastes, e interações – comportamentais, urbanas, socioeconômicas”.

Based on a true story foi premiado pelo Lucie Awards, em Los Angeles, na categoria Melhor Publicação de 2012. Também foi listado no Aperture Awards, nomeado melhor livro pela revista New Yorker e como melhor publicação de 2012 pelo Photographer of the Year (POY). Mais informações sobre o lançamento pelo fone (21) 2547.4953.

Jornalista e editor do iPhoto Channel (alcidesmafra@photochannel.com.br)
Sem comentários

Deixe uma resposta

*

*


8 − 2 =

POSTS POPULARES

Video