Casamento

Social: a força de Zenilda Brasil

Fotografia de gestantes em estúdio

Quando recebeu o diagnóstico de linfoma de Hodgkin – um tipo de câncer que afeta o sistema linfático – em junho do ano passado, Zenilda Sarmenghi Brasil teve duas certezas imediatas e uma dúvida. Soube que teria de adiar uma viagem dos sonhos e os planos para engravidar. A dúvida era: o que fazer com os casamentos que ela tinha agendado e que culminariam com o período crítico do tratamento? Seu primeiro pensamento foi o de que não cumpriria os compromissos e teria que conseguir quem fizesse o trabalho por ela. Mas, como contar isso para seus noivos? Esse foi apenas um dos dilemas que Zenilda enfrentou nos últimos meses. O que ela não soube de início é que não apenas teria forças para honrar cada um de seus compromissos, como faria disso uma razão de luta.

Capixaba de Aracruz, 40 anos de idade, casada, Zenilda mora em Vitória (ES) há vinte anos. Formada em publicidade e propaganda, começou a fotografar profissionalmente em 2007. No início, seu objetivo era explorar o mercado de pets, inexistente na cidade, mas uma experiência no casamento de um amigo a fez mudar de ideia: “A fotógrafa gentilmente me permitiu que fotografasse com ela e me convidou para ir na sessão externa também. Pronto, me a-pai-xo-nei!”, garante.

Quando soube que tinha a doença, Zê – como gosta de ser chamada – começou a escrever um blogue, uma espécie de diário de bordo do tratamento. O último post, publicado no antepenúltimo dia do ano, ela dedicou a agradecer aos seus clientes. Pois nenhum deles quis trocar de fotógrafo. Não importa o que acontecesse, eles a estariam abraçando.

Zê brinca com sua peruca: agenda a ajudou a sair da “toca”

“Creio que os casamentos agendados me deram força para sair da ‘toca’, digamos assim”, avalia Zenilda, que vive os últimos dias do tratamento e já deixou o pior para trás. “O fato de ter esses compromissos me forçava a querer melhorar das reações dos medicamentos, que eram muitas e doloridas. Várias vezes tive que negociar com a minha médica a data da próxima quimioterapia para não cair muito próxima do evento”, recorda, ressaltando que, para não se arriscar, contratou fotógrafos auxiliares e principalmente contou com a ajuda do marido Ronald Brasil, que também é fotógrafo.

Zê lembra a dificuldade que foi o casamento após a primeira quimioterapia: “Fui para lá com 50% do meu cabelo, que continuava a cair sem parar. Consegui prendê-lo de forma a ficar quietinho, mas não gosto de ver fotos minhas desse dia, fiquei muito feia”, brinca.

Aliás, o bom humor foi uma das armas que usou para vencer essa provação. Isso, a fé e o apoio dos clientes, que, face às próprias aflições e expectativas em relação ao casamento, generosamente transformaram uma relação em última instância comercial num manifesto de carinho para com a fotógrafa que escolheram para seu grande dia: “Quando eu chegava nos eventos, pude ver que dá para ir além do que imaginamos. Que temos mais força do que imaginamos ter”, soube Zenilda Brasil. “Ouvir de algum parente do noivo ou da noiva ‘eu te admiro por você estar aqui, você é uma guerreira’ era muito emocionante e encorajador, porque realmente nem sempre estava 100% bem fisicamente para estar lá. Sou eternamente grata a Deus por permitir essa experiência em minha vida. Sei que em tudo há um propósito maior e hoje sou uma pessoa mais feliz e com ainda mais força”, diz, agradecida.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel ([email protected])

6 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Uma fotografa maravilhosa, um dom sem igual, ama o que faz, não é por dinheiro que realiza um trabalho de tamanha perfeição, isso realmente se chama, amor e dedicação. Obrigada por ser minha fotografa, não me canso de dizer, isso vou levar pelo resto de minha vida. Ahh daqui a 5 ou 10 anos quero fazer um Book e sabem quem sera minha fotografa? A ZENILDA BRASIL, uma mulher maravilha rssss.

  • Amiga Zenilda, vc realmente é uma guerreira, uma mulher de Deus, de fé. Eu te admiro muito a sua força, vc é e sempre será vitoriosa. Parabéns pela pesoa maravilhosa que vc é, parabéns extensivo ao Ronald sua marido pelo carinho e apoio que sempre esteve do seu lado, cuidando de vc e te protejendo. Te amamos muito. Bjs

  • Boa tarde! Esta eu vendo algumas coisa no Facebook,e me deparei com a sua historia, que muito linda e uma liança de vida.Há um ano atrás eu conheci um rapaz, atra-vez de uma sate de relacionamento,ele e fotografo e professor de arte,aconteceu muito rápido,me apaixonei verdadeiramente por ele,um sentimento único, nuca senti por minguem antes.Não estamos mas juntos ,mas o meu sentimento continua o mesmo por ele.E apesar não estamos juntos eu admiro muito o trabalho dele.E estou descobridor que este amor que tenho por ele mesmo não correspondido,fez com que eu passasse a ama a fotografia.E admira mas esta arte de fotografa.Sei que Deus vai me vitoria na minha vida sentimental,assim com ele deu na sua vc e uma MULHER DE MUITA FÉ E UMA GUERREIRA.parabéns!!!!

  • Zenilda é uma profissional de primeira grandeza, uma artista de sem comparação e um dos seres humanos mais especiais que jamais pudemos conhecer.

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail